Projeto Selo Digital – Setor Financeiro das Serventias Extrajudiciais

De: Fernando Ferreira [mailto:fernandoferreira@tjsc.jus.br]
Enviada em: sexta-feira, 12 de novembro de 2010 14:14
Para: Emiliana Brandão Lago; ‘Selo Digital’
Assunto: Re: Projeto Selo Digital – Setor Financeiro das Serventias Extrajudiciais

Prezada Emiliana e equipe da Extradigital,

Diante do questionamento formulado, passamos à orientação que melhor se enquadra à sistemática do Selo Digital de Fiscalização.

De fato, conforme mencionado, os recibos devem ser emitidos tão somente na ocasião em que os pagamentos forem realizados, pois traduzem-se justamente em documentos destinados a comprovar aquele pagamento. Por outro lado, a informação dos números dos recibos dos atos servem para possibilitar a vinculação das receitas das serventias aos atos praticados, de modo a fechar o ciclo lavratura do ato e recebimento de valores pelas serventias, que será monitorado pelo TJSC. Desse modo, o ideal é que os recibos sejam gerados em momentos anteriores ao encerramento do ato, ou seja, anteriores à requisição e aposição do selo digital ao ato, para que a sua numeração possa nele constar. Nesse sentido, um caminho a seguir, e que passa invariavelmente pela mudança de alguns procedimentos, é gerar os recibos até o momento em que o ato é encerrado. Ou seja, nas situações descritas, mesmo que a serventia permita e a parte opte por pagar o ato em momento posterior a sua lavratura, o recibo será emitido no momento em que o ato for encerrado e nele aposto o selo digital, situação em que poderá ser informado no xml do ato os números dos recibos (separados por vírgulas). Nesse caso, se porventura o ato seja cancelado e a parte não o queira mais, o recibo deverá ser cancelado juntamente com o ato no sistema, de modo a não impactar no fluxo de caixa da serventia.

Caso persistam dúvidas, estamos à disposição.

Atenciosamente,
Fernando M. Ferreira
Comissão de Implantação do Selo Digital de Fiscalização.
Visite o portal do Selo Digital (http://www.tjsc.jus.br/selo/)
Visite também o FAQ do Selo Digital (http://www.tjsc.jus.br/selo/Faq_selo.html)

From: Emiliana Brandão Lago

Sent: Thursday, October 28, 2010 8:39 AM

To: ‘Fernando Ferreira’ ; ‘Selo Digital’

Subject: RES: Projeto Selo Digital – Setor Financeiro das Serventias Extrajudiciais

Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina

Caro Sr. Fernando e Comissão de Implantação do Selo Digital

Florianópolis/SC, 28 de Outubro de 2010.

Extradigital Tecnologia, através de sua assessora jurídica, apresenta dúvidas remanescentes ao parecer recebido:

No que concerne ao Livro Caixa, declaração de Imposto de Renda e os tipos de Recibo, suas aplicabilidades e conteúdo de suas impressões, inclusive do recibo complementar contendo os demais recibos e os números dos selos utilizados não nos restam dúvidas.

Entretanto, em relação ao envio dos Atos para o projeto do Selo Digital, solicitamos esclarecimentos para as situações descritas a seguir:

Em resposta ao e-mail anterior, podemos observar: “Os Recibos devem ser emitidos tão somente na ocasião em que os pagamentos forem realizados e devem apresentar numeração contínua”.

Na prática, ocorre que, primeiramente, o Cartório lavra o Ato e, posteriormente, quando o mesmo é pago, emite-se o respectivo Recibo. Momento este em que a numeração deste é gerada, sendo ela em ordem cronológica de pagamento.

Se o Ato não for pago, o Cartório cancela o Ato sem nem ter gerado o Recibo.

Esta prática resta compreendida, contudo, para atender o projeto do Selo Digital, o XML, para envio do Ato, é gerado recibo no momento em que o selo é requisitado, ou seja, no momento em que o Ato é gerado, e não no momento em que o Ato é pago, pois o Ato poderá ser pago inclusive em outra data.

Perante o Projeto de Selo Digital, deve ser enviado no XML de cada Ato o número e valor do respectivo Recibo, informações que não temos no momento em que o Ato é praticado/Lavrado.

Exemplos práticos:

1) Autenticação de documentos (pagamento realizado no mesmo dia mas posteriormente ao Ato):

1.1. O cliente chega ao balcão e pede o Ato de autenticação de documentos.

1.2. O Cartorário gera o Ato no sistema, requisitando inclusive os respectivos Selos e entrega ao caixa.

1.3. O caixa chama o cliente, que efetua o pagamento e recebe o valor referente ao Ato.

2) Protesto de títulos (o pagamento realizado dias depois do Ato).

2.1. Diariamente, pela manhã, o Cartorário lavra os Protestos dos títulos os quais venceram o prazo de pagamento na data de ontem.

2.2. Posteriormente, o Cartório passa ao Banco (apresentante) uma relação contendo todos os Atos praticados (Protestos) nos quais ele é o Portador;

2.3. O Banco efetua o pagamento através de depósito e o Cartório gera os respectivos Recibos.

Mais uma vez, agradeço pela atenção e permaneço a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.

Emiliana Brandão Lago
emiliana@extradigital.com.br
Assessora Jurídica

  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
Esta entrada foi publicada em Sem Categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>